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O que significa KPI - Key Performance Indicator. Veja 8 dicas de como colocar em prática na sua loja virtual Vendas
01 de junho de 2015

O que significa KPI - Key Performance Indicator. Veja 8 dicas de como colocar em prática na sua loja virtual

Autoconhecimento é um fundamento vital na vida de qualquer pessoa. Para um empreendedor, o amplo conhecimento a respeito de processos, resultados e pessoas é o que vai determinar o sucesso da sua empresa no mercado. Uma das ferramentas ideais para conseguir extrair todas as informações necessárias para o bom desempenho da organização é a análises dos KPI’s (Key Performance Indicators).

Esses indicadores, que também são chamados de Métricas de Perfomance, são os condutores da missão e da visão de uma determinada empresa. Sua importância e abrangência está em todos os escalões, desde os funcionários até a gestão, que devem entender o que significam para conseguir cumprir com os objetivos almejados. São métricas que podem apontar o destino e os novos rumos que uma empresa tem que tomar. Neste post, resolvemos apontamos 8 KPI’s indispensáveis para sua loja virtual. Confira a seguir!

ROI (Return On Investment)
O ROI, que em português significa “retorno sobre investimento”, é uma métrica fundamental para acompanhar o resultado de todas as ações da sua empresa. Ele mede objetivamente o quanto de retorno financeiro uma determinada iniciativa, como uma campanha de marketing online, por exemplo, está trazendo para a sua empresa.

Taxa de retorno
Podemos compreender esse KPI de maneira estrita, ou seja, a quantidade de vezes que seus clientes retornam ao seu site para fazer compras, ou de maneira mais ampla, abrangendo também o retorno na loja online. Esse indicador também é importante para sabermos se nossas ações de marketing estão surtindo efeitos ou se nossos produtos e serviços estão agrando os usuários.

Volume de vendas
KPI muito essencial para qualquer empresa, principalmente na gestão financeira do empreendimento. Se conhecer o volume de vendas realizadas pela empresa, o empreendedor terá dimensão sobre sua capacidade para cumprir com obrigações e pagar despesas fixas, isto é, às contas que chegam mensalmente na empresa. Além disso, com esse indicador em mãos, é possível realizar metas de vendas consistentes e realistas.

Participação de mercado
É só com esse indicador que o empreendedor conseguirá determinar claramente em que posição ele está no seu segmento de mercado. Se não fizer isso, ficará muito difícil saber de que forma você deve se comunicar com o público-alvo ou, até mesmo, descobrir se existe a possibilidade de explorar outros mercados.

Taxa de rotatividade
Os primeiros sinais de que uma empresa vai mal podem ser encontrados dentro do próprio ambiente interno. Uma rotatividade alta, além de custos adicionais, muitas vezes impacta negativamente no progresso da sua empresa, já que os funcionários precisarão ser treinados novamente. Cabe dizer que investir nos profissionais e no clima organizacional é uma das chaves para o sucesso.

Taxa de encolhimento de estoque
Evidentemente, o estoque é um investimento que traz os lucros da empresa. Entretanto, se mal administrado, certamente trará prejuízos, já que se comprados em excesso, a desvalorização natural dos produtos e o risco de danificação na armazenagem representarão custos. Por outro lado, se comprados em um volume menor do que o necessário, a falta dos produtos terá um impacto negativo no quadro das vendas. Por isso, é preciso acompanhar de perto esse KPI para entender suas necessidades reais de estoque.

Taxa de conversão
Quantos clientes a sua empresa consegue atrair com determinada ação de marketing? Essa é mais uma taxa para saber os resultados reais das suas campanhas. A conversão é o resultado final esperado por qualquer empreendedor que faça investimentos em marketing e comunicação online.

Taxa de crescimento
A taxa de crescimento é fundamental para avaliar a evolução da sua empresa e o desenvolvimento dos seus funcionários. Além de ser fundamental para a elaboração de planos de negócios e planejamentos estratégicos, a taxa de crescimento também serve como um motivador, tanto para a equipe, quanto para a própria gestão do empreendimento.

Fazer análises qualitativas e quantitativas desses indicadores é uma tarefa essencial para o sucesso de um empresário. Como diria Sun Tzu, mais importante que conhecer o seu adversário, que, no caso é a concorrência, é conhecer a si próprio, determinando qualidades e desvantagens. Adote KPI’s na sua loja virtual e tenha uma gestão profissionalizada!

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